Pétanque: um jogo à la Provençale, onde mulher não entra

por Antonella Kann

Qualquer terreno é válido, desde que ele seja plano, liso e de preferência de areia. Mas também pode ser de terra ou saibro. O jogo não precisa de um espaço muito grande ou extenso e joga-se a todo momento e hora. A única coisa que não pode é deixar mulher jogar.
Uma variação do tradicional jogo de boule, cuja origem francesa remonta ao Primeiro Império, a pétanque surgiu em 1907 em La Ciotat, cidade próxima de Marselha. O seu novo nome deriva da idéia do seu aficionado criador que, impossibilitado de participar do jogo convencional devido à sua súbita paralisia, achou consolo em ficar apenas atirando as bolas, sem sair do lugar, enquanto observava os colegas jogando. Inovou as regras : enquanto no primeiro jogo é preciso pelo menos 20 metros de extensão, e todos se deslocam, a pétanque pode de fato ser jogada quase que na imobilidade, ou seja, de “pieds tanques” (pés juntos). Para tal, qualquer pedacinho de terreno plano serve.

A prática do jogo de pétanque se espalhou tanto pela região da Provence que está completamente enraizada nos hábitos cotidianos dos seus habitantes. Chegou ao ponto de se tornar um verdadeiro símbolo da maneira de viver nas cidades do sul da França. Pudera: em qualquer quadra vazia ou terreno plano é normal ver grupos de homens entretidos no jogo, enquanto outros assistem, compenetrados. Um fato curioso é a tradição que manda excluir a presença feminina do jogo e, digamos, da área- exigência que é respeitada até os dias de hoje!
Assim como a bocha, o jogo consiste em dois times com dois jogadores que recebem três bolas cada um. O objetivo da pétanque é atirar- ou pointer, se quiser usar a palavra no idioma original - estas bolas a certa distancia, tentando aproximá-las tanto quanto possível do cochonnet (denominada chico, em português), uma bola de madeira bem pequenina que é atirada em primeiro.O jogo não é complicado. É preciso alcançar um total de 13 pontos, que só serão somados depois que cada participante tiver arremessado as suas três bolas. O vencedor é aquele que conseguir colocar a sua bola mais junto do cochonnet , competindo em proximidade com as bolas dos seus adversários. Uma tática que demonstra a habilidade individual é tirer, ou seja, literalmente jogar com a intenção de “tirar” a bola de seu oponente do caminho, fazendo com que a sua usurpe o lugar mais favorável. Se o jogador não conseguir esta façanha na primeira tentativa, ele se vê obrigado a gastar a sua segunda bola e assim sucessivamente. Sendo assim, as tentativas de cada um podem ser feitas em uma, duas e até três vezes. O jogo termina quando todas as bolas foram arremessadas. Mas, para efeito do somatório de pontos, só ganham as três bolas que estiverem mais junto ao alvo, ou seja, ao cochonnet.



As mulheres não precisam ficar ofendidas pelo fato de serem “proibidas” de participarem do tradicional jogo de pétanque, até porque ninguém consegue dar qualquer explicação sobre a razão deste preconceito. Sendo assim, o sexo feminino pode agir com tranqüilidade: caso fique com desejo de infringir uma tradição secular, queira sentir-se à vontade para entrar num campo, pegar uma bola na mão e começar a jogar. Detalhe: antes, não se esqueça de comprar as suas próprias bolas no supermercado da esquina!