Um refúgio nas montanhas em Deià

por Antonella Kann

Pode esquecer ônibus lotados de turistas barulhentos, multidões invadindo calçadas e aquele desagradável frenesi típico dos destinos do turismo de massa. Embora voce tome aquele susto quando o avião aterrissa em Mallorca – um mundo de gente no aeroporto de uma das ilhas mais frenquentada da Europa - rapidinho voce esquece a primeira impressão quando começa a dirigir rumo ao norte, para chegar até o pé das montanhas Tramuntanas.

Nosso destino final era o pequeno vilarejo de Déia, encravado na colina. Por ali não passam caravanas de visitantes e voce se sente meio isolado. O melhor fica por conta de um elegantésimo hotel, o La Residencia, daquele tipo rústico-mega-luxuoso, com interiores de terracota e madeira aparente, suítes imensas com mil amenidades, onde voce se sente como num palácio.










Membro da cadeia Orient-Express, o hotel conta com um spa – e infelizmente não conseguimos sequer agendar uma massagem, pois estava tudo bookado! Uma pena, pois depois de um dia de praia...Sim, quer saber, tinha uma praia pertinho, ou melhor, a cerca de meia hora de caminhada trilha abaixo, por dentro de pastagens e bosques. Chega-se numa praia de pedras com mar calmo, morno e transparente.








Dentro do hotel tem o restaurante El Olivo, sofisticado e onde servem jantar a luz de velas. A comida é fusion, e o autor das iguarias é o chef Guillermo Mendez. O menu gastronômico a € 93 por pessoa ( sem vinho) ou € 163 com harmonização, inclui 7 pratos, entre eles um Turbot com ravióli e um medalhão de lagosta com foie gras.







Embora o dress code fosse de casual a chique, me lembro como se fosse hoje: por ter extraviado a mala no aeroporto de Madrid, estava sem roupa formal. Acabamos jantando em trajes praticamente praianos....Com toda pompa e um serviço gentilíssimo.