Suíça boa de garfo


por Antonella Kann

Sempre que aterrisso em Genebra, tento programar os vôos para conseguir almoçar ou jantar num dos restaurantes que consta da minha agenda “ secreta”. Como se sabe, na Suíça tem hora pra tudo, e é claro que as refeições não podiam ser uma exceção. Porisso, almoço é estritamente encaixado entre o meio dia e duas e meia da tarde. Isso não quer dizer que você possa chegar às duas e meia pra comer. Não será mais atendido. E´ só a hora de sair do restaurante após ter degustado algumas das delícias que compõem o farto leque de iguarias helvéticas – e vamos tirando fora a fondue, a raclette e aquelas receitas mais famosas. Para o jantar, mesma coisa: ou você senta antes das 9 e 15, ou vai dormir com fome. Com raríssimas exceções.


Há toda uma nova geração de jovens chefs suíços que costuma se esconder nas cozinhas de restaurantes não badalados nas páginas dos guias gastronômicos. Por exemplo, no Restaurant des Arts ( Les Champs Blancs, Chavannes-de Bogis, tel. 22-960 8181 restaurantdesarts@hotel-chavannes.ch ) em Coppet, a cerca de quinze minutos do aeroporto de Genebra, fica dentro de um hotel Best Western chamado Chavannes-de Bogis, de nenhum glamour visível. Porém, sempre que paro lá, seja no jantar ou no almoço, fico pasma com a qualidade da comida, a variedade do menu, a apresentação caprichada dos pratos e da criatividade do chef que vem, diga-se de passagem, cumprimentar um a um os comensais e perguntar se tudo estava nos conformes. Não é legal ? Conheço um bando de restaurantes grã finos ( ou metidos à...) cujo chef sequer se dá ao trabalho de sair de seu casulo.




Outro lugar que transborda de charme é um restaurante que também fica praticamente à beira da estrada, em Bex ( Route de la Lavey), em direção ao cantão do Valais, mas ainda no cantão de Vaud. E´ na realidade um castelo do século 17 que abriga o Hotel Restaurant St.Christophe ( http://www.hotel-restaurant-suisse.com/ tel. 41 24 485 2977), mas o bacana é que as mesas se aninham na antiga torre de vigília. Ou seja, o cenário hiper charmoso – e autêntico - data lá dos idos da Idade Média. E, caso abusar do vinho (beber e dirigir na Suíça equivale a xilindró, sem dó nem piedade!), lembramos que ali também funciona um hotel...butique, recém remodelado, com quartos modernos, wi fi, e tudo que tem direito.


Bem, sobre a comida que é servida por lá, é uma combinação de ingredientes simples – uma boa carne, por exemplo – e sazonais. Ou seja, quando é época de caça, voce vai poder comer cervo, cordona ou se fartar de cogumelos colhidos nas florestas a proximidade... Até uma sopa de cebola vem enfeitada com um adorno de massa folheada. A apresentação dos pratos é de dar água na boca e o sabor exuberante e irretocável. E as sobremesas...bem, peça um “assortissement” ( sortido, com todas que constam do menu) e voce vai querer fazer o resto da estrada correndo pra queimar as calorias. Mas, merece qualquer sacrifício.



Pois é, ainda tem mais alguns endereços bem escondidinhos pra adiantar aos gourmês de carteirinha, mas vamos deixar pra outro post. Muita comida junta pode dar indigestão...rsrsrs.