Mercado de San Miguel em Madrid


por Antonella Kann


Às vezes as próprias fotos dispensam apresentação. Acho que é o caso do Mercado de San Miguel, em Madrid, bem centralizado próximo aos locais mais turísticos da cidade ( 3, Calle do Oriente). Começa pela arquitetura do prédio, que é algo impressionante.

Tanto é que a maioria das pessoas que estavam lá dentro perambulando não eram fregueses costumazes que estavam comprando mantimentos para suprir a sua despensa. Eram, sim, turistas como eu que tiravam fotos das frutas, dos peixes, dos frios, do ambiente, da plasticidade dos alimentos dispostos nas prateleiras e do colorido das iguarias.






Muita gente vai lá só para tomar uma caña ou comer um tapa. Claro que não faltam opções, desde comida japonesa ao tradicional pata negra, o jamón tanto aclamado e fatiado com precisão cirúrgica por tarimbados profissionais. Sanduíches, ostras e outros frutos do mar também podem ser saboreados in loco, de pé no balcão. Há também locais com mesas e cadeiras para quem quer praticar o "people watching", algo muito normal nestes ambientes.



































Sempre me agrada entrar em mercados onde as frutas e legumes são tratados como gente grande, dispostos de maneira a chamar a atenção e até fazer você salivar de tão estéticos que ficam. Acabei tomando um suco de melão batido e outro com laranja e maracujá , que estavam uma delicia. Aliás, me lembrou um pouco o Brasil, onde a cada esquina a gente consegue se deliciar com sucos frescos, feitos na hora. O que não é nada comum no exterior.