![]() |
hotel W na Barceloneta |
Por Alexandra Forbes
Três semanas atrás, desembarquei em Barcelona, em um domingo de sol e fui almoçar no Bravo 24, no hotel W da Barceloneta.
O restaurante é do Carles Abellan, mais conhecido discípulo de Ferran Adrià em Barcelona, que lançou carreira própria em 2001. Ele tem vivido uma forte onda a favor desde que abriu o ótimo Commerç24, um bistronômico especializado em cozinha de vanguarda.
Desde então Abellan resolveu expandir seus negócios, abrindo, primeiro, o bar de tapas Tapas 24 (em 2006), e, recentemente o “asador” Bravo 24 no hotel W na ponta da praia (não parece aquela vela em Dubai?!).
Dos três, o Bravo 24 é o mais sofisticado/metidinho, coisa meio inevitável quando se resolve abrir um negócio em um megahotelão cinco estrelas.
Achei caro. Bem caro, aliás. Vejam só esses preços:
37 euros por um bife galego.... 106 euros o wagyu australiano... dá pra assustar.
E detestei a musiquinha lounge, maldição dos hotéis que se acham cool.
Tudo isso poderia ter sido o prenúncio de um desastre, até que chegou a comida à mesa.
Apesar de fazer parte de um grande hotel de rede, o Bravo 24 tem um menu que, graças a Deus, não faz concessões aos “internacionalismos-para-gringos”. Superfocado em carnes assadas na brasa, vindas principalmente da Espanha, o menu descreve a origem dos diferentes cortes (parda de montaña do vale Esla, vitela retinto de Extremadura, etc.).
Eu jamais tentaria fazer vocês acreditarem que sei exatamente a diferença entre uma e outra: pra isso é que existe maître d'hôtel, né? O do Bravo, diga-se, soube explicar direitinho as sutis diferenças entre as carnes, sem parecer irritado com tantas perguntas.
As carnes vêm no ponto perfeito e servidas sobre placas de pedra, com purê de batata e salada à parte.
Mas o resto do menu não fica atrás.
Há desde entradas de peso como os ótimos foie gras com cogumelos e berinjela grelhada com missô e floquinhos de peixe seco por cima (na foto abaixo) como até um risoto perfeitamente al dente de frutos do mar.
As sobremesas também merecem notas altas. Fazem os sorvetes e sorbets à mão, e a torrija (rabanada) com toque de laranja causa disputas pela última garfada.
As quenelles de creme de chocolate salpicadas com flor de sal e servidas com finas torradinhas e azeite, também no menu do Tapas 24, são o perfeito exemplo de como casar doce e salgado com maestria.
Isso tudo em um ambiente super bonito, com vasto terraço e vista para o mar..... dá pra reclamar?
Bravo 24: W Barcelona
Placa de la Rosa dels Vents, 1, Barcelona
Final do Passeig de Joan de Borbo
Tel: +34(93) 295 2636