Suíça na baixa estação, tudo de bão!


por Antonella Kann

Acabei de passar uma semana dentro de uma caixa de chocolate....errr...quero dizer, acabei de voltar da Suíça. Nesta época do ano, outubro, parece que a natureza resolve ficar ainda mais deslumbrante, as cores da folhagem passam do verde ao laranja, com tons de cobre, e a luminosidade faz com que voce não pare de clicar.

Vilarejo típico emoldurado pelos vinhedos e paisagens idílicas



Estava mais precisamente no Valais, uma região famosa por seus vinhedos, que são plantados na encosta, e de onde saem alguns rótulos típicos, entre os quais o fendant, muitíssimo apreciado naquelas bandas. Esse vinho branco se toma geladinho e é perfeito pra combinar com a fondue de queijo e a raclette, iguarias que a gente também não pode deixar de apreciar.





Situado ao sul do país, no vale do Reno e fazendo fronteira com Aosta, na Itália, o Valais é uma área vinícola por natureza. Para começar, o clima é tão reputado que dispensaria comentários : pouca chuva - Sierre é o lugar menos chuvoso do país ; uma insolação extraordinária ; nenhuma neblina e até benfeitorias provocadas pelo foehn ( um vento típico local). O único perigo : o risco de geada na primavera. Em geral, o solo é muito seco, leve, com pedra e calcário.









E peguei em cheio a época das vendanges, ou seja, a colheita. Dezenas de vinicultores catavam as uvas debaixo de um sol a pino e uma temperatura de até 25 º...Mas, a paisagem é um cartão postal, é de se ajoelhar. Se melhorar, estraga, juro! Repare só nas fotos! Não parece que voce está vendo a embalagem de uma daquelas famosas caixas de chocolate?


E’ preciso entender o papel que desempenham as videiras no Valais. Antes de mais nada, cada valaisan é um profundo amante - e conhecedor - de vinho. Ao longo do ano, acompanha o crescimento, treme com o perigo da flor exposta à geadas. Da mesma forma, fica exultante quando, no mês de outubro, os cachos de uvas amarelas e azuis vão se amontoando nas caixas, em meio ao zunido das moscas e abelhas.



Não resta dúvida de que no começo de outono, quando acabaram as férias e qualquer lugar fica a salvo dos turistas, voce pode curtir à vontade qualquer cantinho, ficar a sós com a paisagem sem esbarrar com multidões. E´ o que chamam de baixa estação. Quem pode, deve aproveitar.