As estátuas humanas de Madrid

por Antonella Kann

Bem, como vocês podem notar, continuo em Madrid, apesar de algumas fugas esporádicas quando tenho alforria de dias ou horas.


Perambulo sempre pelas calles da cidade, em busca de algo inusitado ou até mesmo pra ver aquilo que gosto de admirar. Uma delas são as estátuas humanas que se fincam, literalmente, em lugares repletos de turistas.


E é justamente com essa turistada que eles brincam: da imobilidade total, de repente um deles dá um pulo encima de algum pedestre, que por sua vez solta um gritinho...e o resto da turma, que em geral fica rodeando a “estátua”, cai na gargalhada.


Algumas estátuas encarnam soldados e podem até sacar uma “arma”. Outros se movem em camera lenta de tempos em tempo. E em volta deles sempre fica uma pequena multidão, à espera de uma reação qualquer.


O objetivo, é óbvio, é arrecadar um dinheirinho. Afinal, esses artistas de rua são profissionais e já vi algumas vezes eles se “produzindo”. Cada um tem seu ponto.


A maior parte deles fica nas redondezas da Plaza Mayor e da Porta do Sol, redutos turísticos mais freqüentados de Madrid. E´ lá que a turma senta pra degustar tapas, tomar cerveja e fazer shopping. Também é por lá que se concentra o comércio fashion a preços convidativos, do tipo H& M, Zara, Sfera e , claro, El Corte Inglés e a FNAC, onde se pode comprar de tudo um pouco.


As estátuas humanas são, digamos assim, um ícone da cidade, e a cada ano surpreendem pela criatividade. Já vi cada uma de ficar arrepiado. E eles conseguem sempre inovar e merecem cada euro doado!