Novo bar de tapas do Ferran e Albert Adrià em Barcelona: todos os detalhes!



(Click here to read the English version of this post).

Lembram que eu disse que o El Bulli vai deixar de existir como restaurante no dia 30 de julho do ano que vem, para virar um think tank, ou laboratório de idéias?

Pois bem: Ferran Adrià, que não é de ficar parado, já está mergulhado em um importante novo projeto com seu irmão (e pâtissier) Albert, do qual já falei aqui. Agora, descobri todos os detalhes....

Em primeira mão: eles vão abrir em 11 de janeiro de 2011 um überbar de tapas chamado Tickets, bem ao lado do "cocktail bar" também deles chamado 41o.





Ferran e Albert resolveram instalar tanto o 41o como o Tickets em um bairro chamado Paral.lel, que antigamente era conhecido como a Broadway de Barcelona. Muitos dos teatros se foram, mas os irmãos pretendem, com o nome e o logo do novo bar de tapas, resgatar essa memória.

Os irmãos têm, como sócios no novo negócio, os irmãos Pedro, Borja e Juan Carlos Iglesias, donos do restaurante de frutos do mar Rías de Galicia, entre outros. São eles que vão "operar" o Tickets, querendo dizer que os Adriàs participam ativamente da concepção do negócio, mas não querem cuidar do dia-a-dia.

Albert Adrià, considerado um dos mais criativos e brilhantes pâtissiers do mundo, já vinha se distanciando da alta gastronomia há um bom tempo, desde que pediu demissão do El Bulli de seu irmão Ferran. Ele teve, com sócios, um excelente bar de tapas em Eixample chamado Inopia, que fechou há alguns meses.

Ferran Adrià me contou, pessoalmente, em entrevista recente, que o projeto surgiu justamente da vontade de Albert de sair da sociedade no Inopia e fazer algo maior e melhor. Uma vez tomada a decisão de abrirem juntos o "bar", os irmãos mergulharam em profunda pesquisa sobre a história das tapas. "Tivemos que perguntar: o que são as tapas? De onde vêm? A palavra tapas só surgiu nos anos 1930! E como fazer tapas contemporâneas? Como seriam essas tapas? Esse questionamento estamos fazendo agora, mas sem nenhuma pretensão de mudar o mundo. Fomos aos romanos, aos gregos, ao descobrimento da América.", diz Ferran.

Resultado: as vitrines que dão para a rua incluirão um timeline contando a história das tapas, assim como eles exibirão um antigo dicionário onde aparece, pela primeira vez, a palavra tapa. O interior divide-se em duas áreas. A primeira é um pequeno bar que procura replicar, através de uma iluminação especial, a luz do sol que bate em Barcelona pela manhã e reflete-se no mar. Ali o cliente poderá pedir porções do melhor presunto da Espanha - Joselito, claro - fatiado na hora. E mais: ostras à galega ou com salsa verde, navajas, siri na grelha, cavaquinhas da Costa Brava, navajas e outros mariscos.

O segundo espaço será focado em bebidas. Servirá a cerveja "by Ferran Adrià", Estrella, e vinhos dos produtores favoritos da dupla, como Peter Sisseck, Alvaro Palacios, Juan Luis Cañas, Joan Juvé, Paco Torelló e Marisol Bueno; e de bodegas como Amaren, Numanthia, Muga, Lustau e Castell del Remei). A única vinícola multinacional que constará na lista é a Moët & Chandon.



O terceiro espaço, confesso, me parece um tanto estranho, já que o press release diz:
"entre nós, é conhecido como casa de loucos ou cabana do Marx, e será um pequeno espaço para porcos e pilantras (...) Verdadeiramente apertado, na entrada os porcos e pilantras já escalados para tal receberão os clientes e, se acharem que merecem, declamarão elogios ao estilo dos de Romeu para Julieta".

O quarto espaço, um bar de balcão alto e décor futurístico, servirá chuchis. Pratinhos para comer em uma, duas ou três bocadas, de estilo bem vanguardista. Exemplos: javali com abacate e geleia de menta; sorvete de queijo Manchego; bacon com molho de mostarda e pepino crocante; alcachofra com xarope de queijo Idiazábal e óleo de avelã; manjar branco de amêndoas com consommé de jamon ibérico. 

O quinto espaço, ou A Grelha, parecerá um contâiner de navio. Ali servirão comidas super populares e descomplicadas, como o clássico catalão pa amb tomàquet (pão em que se esfrega tomate e alho, regado com bom azeite).

O sexto espaço vai se inspirar nos parques de diversão de antigamente, com cordões de lâmpadas pendendo do teto, lona de circo e máquinas de algodão doce. Ali será o território de Albert, rei da confeitaria. Doces dos mais diversos, de wafers recheados de sorvete de nougat a morangos crocantes com chocolate branco e iogurte. Carrinhos de sorvete retrôs servirão sorvetes feitos na casa.


www.ticketsbar.es