A gourmande Constance Escobar leva brasileiros para comer em Paris


Por Constance Escobar, colaboração especial

Quem frequenta esse blog sabe da minha paixão por Paris e do meu profundo interesse pela cena gastronômica dessa cidade fascinante – eu diria que o assunto é quase uma obsessão pra mim... Não é por outro motivo que acabo de receber um convite especialíssimo. A agência de viagens Gouté, especializada em roteiros gastronômicos mundo afora, me propôs um delicioso desafio: acompanhar um grupo num roteiro personalizado em Paris. A ideia é traçar um percurso de alguns dias por endereços escolhidos por mim, a partir de um tema. A Gouté vem promovendo viagens interessantíssimas dentro desse conceito: um anfitrião monta um programa em torno de um determinado tema e acompanha o grupo nessa jornada. São viagens conduzidas por um time de peso, como Carla Pernambuco, Andrea Kaufmann, Juliana Motter, Heloísa Bacellar, Juscelino Pereira e Alexandra Corvo. Dava pra recusar um convite como esse? Não, não dava...

Bem, sentei pra pensar no assunto e cheguei à conclusão de que minha proposta não poderia ser outra que não a Bistronomie, movimento apontado nos últimos anos como o grande sopro de renovação no cenário gastronômico francês.

Não se trata de um movimento novo. É algo que começou a tomar corpo no início da década de 90, com nomes como Christian Constant e Yves Camdeborde, e que, de lá pra cá, vem ganhando cada vez mais força, por uma simples razão: não há nada mais atual que a ideia de propor ao público gastronomia de alto padrão, que lhes chegue pelas mãos de chefs treinados nas melhores cozinhas parisienses, porém no contexto da leveza e da informalidade de um bistrô, sem a sisudez e as altas contas de um restaurante de luxo. Ao longo de duas décadas, mais e mais profissionais de alto quilate vêm aderindo ao que muitos chamam de reinvenção da identidade da gastronomia francesa, o que já começa, inclusive, a se desdobrar em novas vertentes.


Não tenho a pretensão de concentrar em cinco ou seis dias todos os nomes relevantes dentro de um movimento dessa magnitude. A intenção é pinçar, de um lado, endereços emblemáticos, de outro, nomes que representam, de certa forma, um desdobramento desse mesmo fenômeno, permitindo às pessoas um melhor entendimento dessa revolução pela qual grandes talentos da gastronomia francesa soltaram-se dos grilhões da haute cuisine, levantando as bandeiras da liberdade e da acessibilidade.
A viagem deverá acontecer em abril do ano que vem, mas começa a ser alinhavada desde já. Serão abertas vagas para, no máximo, dez pessoas.

Quem tiver interesse em participar dessa jornada, deve entrar em contato com a Gouté por telefone ou email para maiores informações:

(11) 2476-9224
goute@goute.com.br
www.goute.com.br