Ile de Ré, uma ilha para todas as estações.

por Antonella Kann


Aposto que voce não sabe identificar esta vista aérea, ou melhor dizer, tirada do alto de uma torre de igreja...adivinhou? Então...




Não fosse a sua famosa vizinha La Rochelle e uma ponte de três quilômetros de extensão que liga uma à outra desde 1988, a Ile de Ré continuaria como no passado, quando consistia apenas de vilarejos de pescadores que viviam afastados da civilização e do tumulto do mundo moderno.



Ainda hoje, a Ile de Ré é bem menos badalada do que muitos balneários franceses e mesmo no período de alta estação – de junho a setembro – é possível explorar com tranqüilidade as pacatas comunidades que circundam a ilha.






Paraíso à beira do Atlântico, a Ile de Ré atrai visitantes o ano inteiro, pois além de suas praias desertas e dunas que chegam a se estender por 20 quilômetros, oferece um atraente leque de atividades esportivas e de lazer que transcendem ao sol e ao calor.






Mas, só como mera informação: a ilha é ensolarada por nada menos do que 2600 horas por ano, fazendo jus ao seu nome Ré, que, segundo uma das teorias dos historiadores, deriva de Rea ou Ra - os deuses do sol !






São mais de 100 quilômetros de ciclovias, entre vinhedos e plantações, bosques e estradas pouco movimentadas...Mas, há quem prefira longas caminhadas para atravessar de uma comunidade à outra através de trilhas ou estradinhas de terra, apreciando a beleza dos campos cuidadosamente arados;






Numa ilha onde historicamente os moradores sempre deram preferência aos cavalos, não faltam oportunidades para uma boa cavalgada; e, também há várias pequenas empresas locais que dispõem de inúmeros programas de pescaria, aulas de vela e passeios em alto mar. Por fim, a quantidade de eventos artísticos, musicais e de lazer preenchem a agenda cultural durante todos os meses do ano.






A Ile de Ré merece que você passe um final de semana, até porque existe uma legião de hotéis (de várias categorias) espalhados pelos portos mais importantes, entre os quais se destaca St.Martin de Ré, um dos mais charmosos, com pequenas lojas encravadas em ruelas estreitas só para pedestres, galerias e restaurantes à beira-mar. E´ aquele típico cenário mediterrâneo, romântico e relaxado e – por enquanto! - à prova do turismo de massa. Dá uma navegada no site : http://www.iledere.fr/