Portofino, um porto de fino trato na Ligúria

por Antonella Kann

Eu imagino que o leitor deve achar que vai tomar um chá de Itália, mas também tenho certeza que vão nos desculpar. E´ que nesta época do ano e até início de novembro, este país ( talvez mais que qualquer outro da Europa) é tão versátil e oferece tantas opções de viagens que dificilmente a gente consegue evitar o impulso de pinçar e contar pra voces sobre alguma coisa legal . Principalmente porque a gente quer mostrar algo atraente pra quem sabe ( e quer! ) viajar com um diferencial. Veja, por exemplo, este antigo vilarejo de pescadores, com pouco mais de 600 habitantes: Portofino se transformou ao longo das últimas três décadas num refúgio de milionários e personalidades do jet set internacional, que arremessaram a cotação de todo e qualquer metro quadrado disponível para a estratosfera.


Localizado a pouco mais de 32 quilômetros da agitada cidade de Gênova, este charmoso porto em formato de ferradura fica no ponto extremo de uma península situada na Riviera del Levante, na costa da Ligúria.

Emoldurada por um cenário idílico de pinheiros, ciprestes e oliveiras, a pequena marina é cravejada em toda a sua volta por prédios baixos, estreitos e coloridos, construídos tão grudados uns aos outros que é difícil distinguir a qual pertence cada janela.



Também fazia sentido pintar os prédios com cores vivas, com a intenção de ajudar os pescadores que, ainda mar adentro, podiam distinguir de longe as suas moradias. Quanto ao fato das construções serem tão coladinhas, vale uma explicação folclórica: era por comodidade, assim ninguém precisava descer para confabular com seus vizinhos, ou então, quem sabe, tornava mais prático fazer escambos de janela em janela.



Mas tudo em Portofino exala glamour. Com as suas minúsculas dimensões, é um microcosmo de toda a magnificência que uma cidade grande é capaz de transplantar para a beira do mar. Basta uma volta a pé pelo porto, de onde os carros foram banidos, para absorver esta atmosfera. No quesito hospedagem o luxo extremo é o Splendido ( www.splendido.com) majestoso no alto do morro, com a sua vista indevassável sobre o Golfo de Rapallo. O hotel, cuja diária mais em conta ultrapassa os 1000 euros , faz jus ao nome e às suas estrelas.




Quanto ao shopping local que salpica cada cantinho da marina, há dezenas de butiques de luxo ostentando em seus letreiros as griffes mais caras e sofisticadas do planeta.




Imunes ao zum-zum-zum dos turistas, pescadores locais se concentram em seus pequenos barcos, fumando cachimbo e consertando as suas redes. Assim como os caffès, vários restaurantes costumam espalhar suas mesas na beira do cais, avançando sobre a calçada de paralelepípedos da única piazza. Em determinados momentos , a praça de Portofino pode ficar totalmente deserta – por exemplo, depois do almoço, quando o hábito milenar da siesta faz todo mundo se retirar para uma soneca de quase três horas e o comércio fecha as suas portas. O vilarejo só vai sair do torpor depois das quatro e meia da tarde, pouco antes do pôr-do-sol, definitivamente um momento mágico em Portofino. Há uma luz dourada que incandesce os barcos ancorados, e todo o ambiente parece um quadro idealizado por um dos grandes mestres da pintura italiana.