Le Maquis, reduto de charme na Córsega

por Antonella Kann
Aninhado defronte ao mar, o Le Maquis não é só um luxuoso hotel com praia particular, ou, como a língua francesa gosta de rotular, les pieds dans l’eau ( os pés na água).


Embora fique debruçado sobre a bela baía de Ajaccio e esteja a poucos quilômetros de um dos principais portos de entrada da Córsega, este charmoso estabelecimento de apenas 25 acomodações desfruta de total privacidade. Membro da cadeia Leading Hotels of the World, o Le Maquis foi concebido na década de 40 graças à tenacidade de sua proprietária, Madame Catherine Salini, que realizou um sonho pessoal e seu projeto de vida propiciando ao mundo a hospitalidade de sua terra natal com o máximo de requinte e elegância.

Brindou a sua seleta e fiel clientela, com a qual criou vínculos de amizade ao longo dos anos, não apenas com um magnífico cenário romântico, mas também com um atendimento de altíssimo padrão. Seu talento nato em receber deixa os hóspedes à vontade. De imediato, são tratados pelo nome e suas preferências rapidamente inseridas no contexto, para que se sintam como em sua própria casa.




As suítes são decoradas individualmente e nenhuma se parece com outra, seja em tamanho ou utilização de espaço. Com raras exceções, todas têm vistas para o mar, varandas confortáveis ou um pequeno pátio privado.

Para quem quer fugir do burburinho e do turismo de massa, viver uma experiência diferente, esquecer do mundo ou se isolar para curtir um programa a dois, este é o esconderijo perfeito. E’ aquela genuína vida do dolce farniente, que já começa com o café da manhã servido no conforto do seu quarto até às onze; é poder se embrulhar no roupão felpudo para devorar um bom livro, ou lagartixar na praia com as águas convidativas do Mediterrâneo aos seus pés, aproveitando as espreguiçadeiras para se deleitar com o sol ou se proteger dele debaixo de grandes ombrellones.




Quanto ao quesito apetite, é claro que ele vai acabar surgindo após uma boa nadada, mas daí é só subir alguns degraus para comer no restaurante do hotel, o L’Arbousier, que serve desde especialidades regionais da ilha a receitas internacionais. O nome do hotel, inclusive, tem duplo sentido, pois se refere tanto à vegetação nativa da ilha de Napoleão quanto ao rótulo dado aos combatentes da Resistência durante a II Guerra Mundial. Sem dúvida uma homenagem a quem batalhou por uma boa causa. Assim como a própria Madame Salini, que com a mesma garra superou todos os obstáculos para construir um hotel onde pudesse conciliar um ambiente de mordomia e luxo à sua maneira descontraída.


Ademais, faz parte do programa se familiarizar com a história do Le Maquis, intrinsecamente ligada à vida de Madame Salini, uma mulher empreendedora e corajosa que hoje, octogenária em plena atividade, é presença marcante em qualquer recanto do hotel. Dona de uma energia contagiante e repleta de projetos – como um sofisticado SPA de 400 metros quadrados a ser concluído ainda no final deste ano - encanta qualquer um com seu repertório de casos, anedotas e fatos históricos que vivenciou dentro e fora do estabelecimento. Um personagem em si, a anfitriã impregnou cada pedacinho do Le Maquis com o seu carisma.


Le Maquis, Porticcio, Córsega ( França)
www.lemaquis.com
info@lemaquis.com
No Brasil: Leading Hotels of the World
www.lhw.com
tel. 0xx 11- 3171 4030