Bistrôs baratos em Paris: os favoritos de Marco Rezende

Bistrot Benoît, do Alain Ducasse

Por Alexandra Forbes


Comer bem e barato em Paris não é problema: a cidade sempre terá seus milhares de bistrôs, muitos dos quais servindo comida muito bem-feita a 30 ou 40 euros por pessoa. O jornalista Marco Rezende, meu ex-chefe e ex-diretor de redação da revista VIP, recomenda dois especialmente bons.


“O Afaria (o nome quer dizer “à mesa”, em basco) é de um cozinheiro que trabalhou com o chef Daniel Boulud e outros gigantes e resolveu ser dono do próprio nariz, num bistrozinho no 15ème, com mesas na calçada no verão – uma delícia”, diz. “Cozinha levíssima, bonita, gostosa e com sobremesas fabulosas. Comemos um peixe grelhado maravilhoso e um leitãozinho de leite de babar.”


Outro favorito de Rezende é o Florimond, no 7ème. “Atende a burguesia do bairro em torno da Tour Eiffel e serve caça no outono”, conta ele. O carro-chefe é o elogiadíssimo repolho recheado.
Quem prefeir um bistrô com a grife de um chef multi-estrelado – e estiver disposto a pagar mais por isso – deve reservar mesa no Benoît ou no Aux Lyonnais, ambos de Alain Ducasse. No primeiro, a especialidade é o miolo de vitela (24 euros) mas fazem também escargots ao alho (22 euros) e filé mignon com macarrão gratinado (38 euros). No Aux Lyonnais um jantar de vitela com espinafre seguida de musse de chocolate custa 30 euros por pessoa, mais taxas e bebidas.

vieiras do Bistrot Benoît


Afaria: 15, rue Desnouettes Tél. 01 48 56 15 36
Aux Lyonnais
Benoît
Le Florimond: 19 avenue de la Motte Picquet Tel. 33 01 45 55 40 38