Madeira, a ilha da eterna primavera.

por Antonella Kann

A 500 km da costa africana e a pouco mais de uma hora de vôo de Lisboa, a pequena ilha da Madeira é a pérola do Atlântico. Acredite: em Madeira tem até Carnaval, com samba e desfiles, e uma das festas de final de ano mais reverenciada do mundo. E, não faltam opções de lazer, eventos culturais e esportivos além de um leque de atividades ao ar livre para os mais diversos gostos. Além da beleza natural, a Ilha é também um reduto atraente para os golfistas. Tem um clima excelente e sedia há 16 anos o Madeira Island Open, uma competição que faz parte do European Tour.


A origem da Madeira remonta a 18 milhões de anos como resultado de uma explosão de lava. Sua topografia é atormentada, cheia de relevos e precipícios.

Só o Pico do Arieiro, a 1818 metros acima do nível do mar, levou 15 milhões de anos para atingir esta altura. A ilha é uma montanha submersa em cuja superfície habitam 202 espécies de pássaros, das quais uma delas, a bisbis, é raridade que só se encontra mesmo por aqui. Funchal já foi assolado pela cólera e a peste além de ser pilhada por soldados no século 16.



Se na belle époque as danças ao ar livre, os passeios em carros de bois e as excursões em rede – com personal carregadores - eram as diversões de destaque , hoje as opções de lazer são muito mais diversificadas. Os bois e a rede foram extintos por razões óbvias, e substituídos por caminhadas ecológicas, passeios de mountain bike e cavalgadas.



No entanto, ainda se joga roleta e blackjack no Casino de Madeira, e embora o chá dançante tenha caído em desuso, persiste a instituição do chá das 5 em vários estabelecimentos, como no Reid´s, com direito aos tradicionais cones e delicados canapés.


Ao turista em busca de novas emoções, são ofertadas atividades inusitadas, como nadar (literalmente) ao lado de golfinhos, admirar de perto as baleias que estão sempre rondando e até voar de balão sobre Funchal.


Para os mais ousados, o terreno da ilha se presta a todos os esportes radicais – leia-se canoagem, safáris em jipe, escaladas e windsurf. Aos que buscam apenas momentos zen, não faltam os spas para relaxar. E como se não bastasse, o cenário também é perfeito para quem quer curtir uma experiência romântica. Na luxuosa rede hoteleira, não faltam pacotes para casais em lua-de-mel.

E, na medida em que voce roda pela ilha ( prefira sempre a estrada turística e não a "rápida"), se dá conta que é um lugar cheio de atrativos naturais. Madeira é rodeada por lindas paisagens formadas por bosques, penhascos e morros íngremes de um verde exuberante, e suas águas cândidas e mornas fazem jus ao banho de mar mundialmente renomado.


O seu micro-clima é ideal, temperado na medida certa: nem muito frio nem temperaturas muito elevadas, mesmo em pleno verão. Além disso, a infra-estrutura turística é cheia de mimos. Poucas ilhas têm tantos hotéis cinco estrelas concentrados numa mesma cidade como Funchal. Por isso, sempre foi (e ainda é) um dos destinos escolhidos a dedo pelos europeus para a lua-de-mel.

O centro de Funchal, o mercado e o ambiente tranquilo da ilha : atração turística o ano inteiro.