Skradin, um porto de charme na Croácia.

por Antonella Kann

A costa da Dalmácia é um dos litorais mais bonitos do Adriático croata. Skradin, vilarejo histórico de origem romana, localizado dentro de um dos mais belos parques nacionais da Croácia, o Krka, merece constar do itinerário de quem vai velejar por aquela região. Nesta época do ano, a temperatura ainda é amena e os preços mais em conta.


Com capacidade para apenas 220 barcos de até 25 metros ( 75”), a marina de Skradin é aconchegante e cheia de personalidade, mesmo com o número crescente de embarcações. E, para quem preza este atributo, saiba que não há planos para mudanças ou ampliação drástica de suas instalações, como ocorreu na maioria das marinas do litoral da Croácia.

O porto mantém há 25 anos o jeitinho de antigamente e a atmosfera de cidade de interior, quando apenas barcos de pescadores locais transitavam por ali.




Skradin visto de longe: charme e autenticidade.



A jornada inclui uma inesquecível velejada pelo rio Krka (nem tente pronunciar determinados nomes locais sob risco de enrolar a língua para sempre !), que serpenteia preguiçosamente, continente adentro, por cerca de 12 milhas, até alcançar o porto deste charmoso vilarejo localizado quase num península.



Além da tipicidade do local, que está abrigado das violentas rajadas de vento que costumam assolar a região, a mais famosa atração do local são as cachoeiras de Krka, que ficam a cerca de 5 quilômetros de distancia da cidade.



Além desse passeio, vale explorar a cidade para bisbilhotar as lojinhas de souvenirs, observar a pacata rotina dos habitantes que ficam preguiçosamente sentados na soleira de suas casas vendo a vida passar ou descansar em algum café debaixo de uma árvore, aproveitando uma sombrinha. Em setembro, o movimento dos turistas já baixou para níveis aceitáveis, onde é possível conviver com a autenticidade do vilarejo sem esbarrar em multidões.



Come-se razoavelmente bem, podendo escolher entre dezenas de restaurantes servindo praticamente as mesmas especialidades croatas e, pasme! , o peixe é sempre o item mais caro do cardápio. Vale ressaltar que o Adriático é lindo, porém longe de ser piscoso, ou seja, eles botam na frigideira qualquer coisa que nade. De qualquer maneira, os frutos do mar são sempre frescos e vale a pena experimentar os mexilhões locais, em geral cozidos no vapor.



Quando estiver perambulando pelas ruelas estreitas, preste atenção nos muros das casas e de igrejas: em muitos se alojaram balas perdidas durante a guerra e que deixam marcas perenes na memória daquela gente.

uma loja no vilarejo vende sandálias havaianas. Pode?!

Embora tenha progredido no decorrer da última década, mas viu o fluxo de turismo saltar para 10 milhões de visitantes apenas em 2006, a Croácia ainda se mantém um pouco tímida e arraigada às suas tradições. A maioria dos habitantes não fala outro idioma, mas felizmente os cardápios são impressos em inglês, francês, alemão e espanhol.




E, como são absolutamente fanáticos por futebol, a simples menção de ser um brasileiro é suficiente para desatar qualquer nó na comunicação e ser atendido com o máximo de simpatia croata. Sem contar com uma inevitável referência a algum jogador famoso.