Hotel da Lapa, sempre igual, sempre um luxo.


por Antonella Kann

Regar o café da manhã com champagne tem sempre um glamour, um sabor de festa reservado a poucos comensais felizardos. E sempre que acontece, costuma ter um significado especial, seja para marcar uma grande ocasião ou coroar um evento importante. Porém, no hotel Lapa Palace, em Lisboa, uma garrafa de Lanson Label Brut, rótulo exclusivo da casa, está sempre presente num balde com gelo, diariamente à disposição dos hóspedes que desfrutam do faraônico bufê do “pequeno almoço” servido no Salão Monsanto. No entanto, para a privilegiada clientela que é contemplada com dezenas de outros mimos, este é apenas mais um.


Majestosamente situado no alto da Lapa, este suntuoso hotel é a antiga residência do Conde de Valença, encomendada pela família em 1870 e que se tornou um marco da cidade e ponto de encontro da aristocracia portuguesa que freqüentava as animadas festas e bailes no salão Columbano.

Fazendo jus ao requinte deste tradicional bairro que desde o século XII se transformou no nicho escolhido pela nobreza para erguer os seus palacetes, o Lapa Palace manteve intacta a elegante fachada do imóvel. Posteriormente, uma nova ala foi construída e denominada “Villa”, com 14 acomodações entre 2 suítes, 4 suítes Junior e 8 quartos, todos com vista deslumbrante sobre o jardim e em perfeita harmonia com o estilo arquitetônico da antiga residência.


As amenidades oferecidas nas acomodações começam pelas camas king size e lençóis de algodão egípcio acasalados a enormes travesseiros de pluma de ganso. Ao entrarem pela primeira vez em seus quartos, os recém-chegados encontram pequenos brindes e guloseimas irresistíveis espalhados pelas suítes, como pastéis de Belém, frutas frescas, vinho do porto e chocolates em caixinhas de porcelana.




Mais adiante, luxos estrategicamente colocados nos banheiros na forma de delicados artigos de perfumaria, sabonetes variados e roupões felpudos. Em cada um de seus 109 aposentos, reina um estilo de decoração diferente, que tanto pode ser neoclássico como moderno ou art déco. A idéia é propiciar ambientes personalizados, imprimindo um toque pessoal para que cada hóspede se sinta como se estivesse em sua própria casa. E, sem dúvida, nada falta para tornar a estadia memorável, mesmo que fosse apenas pela atenção dispensada pelo staff, cujo serviço irretocável tem como único objetivo atender a clientela com um máximo de eficiência.



Aos incrédulos, faça uma experiência: peça um carregador para o seu celular depois da meia-noite. Mas não esqueça de dizer a marca. Em questões de minutos, o concierge estará lhe enviando o fio adequado para o seu aparelho. Tem mais: ligue para a central de camareiras e diga que está precisando de uma tomada inglesa para adaptar o seu computador. Rapidamente, alguém estará batendo na sua porta com um cesto contendo dezenas de tomadas, oriundas do mundo inteiro, com os formatos mais incríveis. Capaz de conter até mesmo alguma tomada de outro planeta. Fantasia? Ficção? Não, estes dois episódios aconteceram de fato e isso tem um nome : é o serviço nota 10, irrepreensível, do Lapa Palace. Aliás, a impressão transmitida aos hóspedes é que nada constitui uma missão impossível para o staff.



Para quem gosta de privacidade mas também aprecia a comodidade , o Lapa Palace fica a poucos minutos do burburinho de praças, do comércio, do centro da cidade e do cais. Uma idéia é descer a pé do hotel, o que pode ser feito sem susto, pelas ruelas mais estreitas do bairro, afim de se embrenhar para se aclimatar e criar intimidade com este bairro cheio de charme cravejado por construções antigas e restauradas. Se cansar, é só pegar um táxi.


Depois de perambular algumas horas pelas ruas de Lisboa, nada melhor do que retornar ao hotel e aproveitar o final do dia para usufruir o Spa, seja para fazer uma massagem, uma limpeza de pele com os exclusivos produtos suíços La Prairie. Ou um retoque no salão de cabeleireiro. Ou queimar ainda mais calorias se exercitando na sala de ginástica e até mesmo dar um mergulho na piscina aquecida do Wellness Center. A piscina do jardim, embora aquecida a 28O o ano inteiro, talvez não seja a melhor pedida a partir de novembro, já que o tempo é mais frio.



Felizmente, em Portugal o inverno não é tão rigoroso quanto nos outros países da Europa e a temperatura dificilmente despenca abaixo dos dois dígitos. Neve, só mesmo na Serra da Estrela, a cerca de 230 quilômetros de Lisboa. No entanto, pode chover e o céu ficar acinzentado durante esta época. Mas nada que uma taça de champagne no pequeno almoço não levante o seu astral




O Hotel Lapa Palace faz parte da cadeia Orient-Express Hotels e também é membro do Leading Hotels of the World.
Endereço : Rua do Pau da Bandeira, 4 Lapa
Tel.351-21-394-9494 info@lapa-palace.com
www.lapa-palace.com